terça-feira, 21 de julho de 2009

muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre... Compreendendo a criança...


  1. A reflexão é uma qualidade indispensável a qualquer educador.

  2. Quem educa deve saber o que quer.

  3. Quem educa deve conhecer o educando.

  4. Deve ser firme e suave e que uma ordem justa, quando dada, deve ser mantida.

  5. As perguntas das crianças devem ser sempre respondidas com a verdade.

  6. Deve esforçar-se em conseguir que as crianças pratiquem o bem pelo bem e não com a intenção de receber prêmio ou por exclusivo temor ao castigo.

  7. Deve acostumar as crianças a falar com naturalidade e para isto, é aconselhável estimular, entre elas, o relato de suas obervações e experiências.

  8. Deve levar as crianças a agir por si mesmas, a resolverem, tanto quanto possível, sozinhas, suas situações difíceis.

  9. Permanecendo numa posição de espectativa está cooperando para que as crianças possam agir sozinhas e se tornem mais independentes.

  10. Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.

Teste: Professor Avalie Seu Nível de Estresse

Embora seja uma característica instintiva entre os animais, um atributo involuntário e necessário à preservação de qualquer espécie, o Stress, quando não controlado, torna-se um importante fator de degradação do veículo vivo. Não tê-lo pode ser considerado uma deficiência orgânica, tornando mesmo o indivíduo inapto à sobrevivência; por outro lado, tê-lo em excesso, uma anomalia das mais sérias.
xxxx

xxxx
O teste a seguir, apesar de não ter caráter científico oficial, serve de base para uma auto-avaliação dos profissionais da área educacional.

Fonte: Revista Nova Escola.
Responda a todas as perguntas abaixo, com a resposta que reflita melhor seu momento atual, e depois clique no botão "AVALIAR" no final da página, para conhecer o resultado.


1) Sinto-me sobrecarregado com minhas tarefas na escola e em casa.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

2) Não me desligo enquanto não termino meu planejamento ou a correção de provas.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

3) Não gosto de trabalhar com outros professores, pois eles nunca fazem como eu quero.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

4) Mesmo fora da classe, sinto-me incomodado se não estou fazendo nada ligado à escola.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

5) Fico irritado com atrasos de alunos ou colegas de trabalho.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

6) Faço tudo que a direção ou a coordenação me pedem, pois não sei dizer não.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

7) Acho que vou estourar por causa da pressão de alunos, pais, colegas e diretores.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

8) Demoro a pegar no sono, pois fico preocupado com minhas turmas.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

9) Sinto-me sempre cansado, mesmo ao acordar.
a) Sempre.
b) Com freqUência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

10) Gostaria que o dia fosse mais longo para melhorar meu trabalho.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

11) Faço várias coisas ao mesmo tempo.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

12) Não consigo esquecer as atividades da escola - nem em casa nem nas férias.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

13) Sinto-me inquieto quando preciso aguardar reuniões com a diretoria ou com os pais.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

14) Todos dizem que estou sempre com muita pressa.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.

15) Gosto de aproveitar feriados para fazer a correção de provas ou preparar aulas.
a) Sempre.
b) Com frequência.
c) Algumas vezes.
d) Nunca.


ATIVIDADES PARA O 1º ANO

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar as Crianças a aprenderem e a criar gosto pela leitura.
  1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
    A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
  2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
    Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.
  3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?"
  4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.
  5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
  6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
  7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
  8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
  9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.


    Fonte:U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series