terça-feira, 13 de novembro de 2012

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

As orações subordinadas adjetivas tem o valor e a função própria do adjetivo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NEOCOLONIALISMO/ EPISÓDIO 17/ 8º ANO

1. Qual é a diferença entre colonialismo e neocolonialismo?

2. E do ponto de vista moral, quais são as diferenças?

3. Que roteiros os nativos protagonizaram, nos cenários africanos, antes da invasão europeia?

4. Os europeus já haviam lutado entre si por possessões fora de suas fronteiras europeias. No Período Neocolonial, esse roteiro voltou a ser protagonizado pela _______________ e pela _____________, disputando as regiões de _________ e __________, a mais rica área do continente africano.

5. Quem protagonizou a Revolta dos Sipaios e por quê?

6.  O que seria a Era Meiji, onde aconteceu e quem teve a brilhante ideia?

7. Embora reconhecidamente imperialistas, a exemplo das grandes potências europeias, os Estados Unidos adotaram duas politicas diferentes,em diferentes cenários. Que políticas seriam essas e em que cenários foram adotadas?

8. Que diferentes cenários restaram da corrida imperialista?

9. Que ideologia moveu os piemonteses a lutarem pela unificação da Itália?

10. Roma foi o último cenário a ser incorporado ao Estado italiano. Por quê?


Copie, cole no seu caderno de História e responda!
Entrega dia 21/11/2012




BRASIL COLÔNIA/ EPISODIO 15/ 7º ANO

1. Em que se baseou  a iniciativa concreta de ocupação do Brasil e no que ela resultou?


2. O que foram as capitanias hereditárias e que resultado, positivo ou negativo, proporcionaram à Coroa portuguesa?



3. Quais era os privilégios e as obrigações dos capitães-donatários?



4. Embora o fracasso do sistema de capitanias, duas delas ganharam oscars de desempenho. Quais foram e por que conquistaram esse prêmio?



5. Devido ao fracasso das capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa se decidiu por outro roteiro para administrar a Colonia. Que roteiro teria sido esse e qual é a sua relação com o antigp regime?


6. Que perfil Manoel Barreto de Sampaio traça da promissora gente de São Paulo? A atualidade nos revela que a visão do escritor era ou não correta?

7. Apesar de não considerar o sistema de governadoria-geral um fracasso, a Coroa decidiu , após a morte do último ator principal desse roteiro, Mem de Sá , mudar, mais uma vez, a forma de administrar a Colônia. Que novo sistema foi implantado e que resultados apresentou?

8. Como José Murilo de Carvalho descreve os homens bons, os primeiros personagens a representarem os papéis de vereadors na colônia?

9. Dois resultados, um positivo e outro negativo, resultaram da famosa União Ibérica, estabelecida pelo monarca espanhol Filipe II, neto de D. Manoel, o Venturoso, quando reuniu, sob uma só coroa, as duas monarquias, fato inédito nos roteiros europeus da época. Que resultados seriam esses?

10. Que expectativas tinham os holandeses sobre o Brasil, em razão de seu rompimento com Portugal?

11. Que benefícios o governador Maurício de Nassau trouxe para os poderosos donos de engenho da região sob seu controle, segundo J. A. Gonçalves de Mello?

12. Em sentido exatamente contrário, a Companhia das Índias Ocidentais, que ajudou a depor Maurício de Nassau, desgostou os colonos chegando a provocar a Insurreição Pernambucana. Como Francisco Alencar descreve o roteiro entre a Companhia e os pernambucanos?




Copie, cole e responda no caderno de História!
Para o dia 13/11/2012




sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mundo Atual/ Episodio 15/ 9º ano

1. Sally Tisdade registra os roteiros de personagens do Sudeste Asiático que trabalham para multinacionais como a norte-americana Nike. Destaque o trecho do comentário de Sally em que ficam claros esses roteiros.

2. Justifique as razões de o dólar norte-americano ter se tornado base para qualquer transação internacional logo depois da Segunda Guerra Mundial.

3. Na Europa pós-guerra , o capital norte-americano não trouxe alívio apenas para a economia.  O elenco operário também lucrou com o retorno das atividades normais. Que cenas podemos destacar nesse roteiro?

4. Registre os períodos e os elencos da gestação da União Europeia, desde a Segunda Guerra Mundial.

5. Que cenas montaram o episodio do japão pós-guerra, que levou um país arrasado à segunda colocação entre as mais importantes economias do mundo?

6. E com relação às mulheres , tradicionalmente reservadas aos cuidados domésticos, na sociedade japonesa?

7. Em crescente implantação desde a década de 1970, atualmente a globalização chega a influenciar os mais importantes roteiros econômicos do mundo. Descreva os roteiros da globalização, segundo os especialistas.

8.Como está dividido, atualmente, o cenário da economia mundial?

9. Enumere e explique qual a pior consequência do fluxo de dinheiro que circula em instituições como bolsas de valores, bancos e mercados financeiros.

10. Segundo a maioria dos economistas, quais os tipos de desemprego e quais seriam os fatores que contribuem decisivamente para seu aumento no mercado mundial? Justifique.

11. Qual é o sinal mais perigoso do tempo de mudanças que estamos vivendo?



Copie, cole e responda!!
Entrega dia 14/11/12





NOVA REPÚBLICA / EPISÓDIO 14 / 9º ANO

1. Que roteiros abriram espaço para novos movimentos de protesto contra a Ditadura Militar, na primeira metade dos anos 1980?

2. Abril de 1984 foi um mês especial no calendário de redemocratização do Brasil. Elabore uma linha do tempo com os principais episódio desse abril histórico e registre a opinião de Eduardo Bueno sobre eles.

3. Tancredo Neves , candidato do PMDB, venceu as eleições indiretas de 1985. Que episódio protagonizou o elenco do PDS, partido do governo, nesse pleito, talvez responsável pela vitória de Tancredo?

4. José Sarney assumiu a Presidência no lugar de Tancredo Neves, falecido antes de tomar posse no cargo. Que roteiro Sarney criou para festejar a chegada de um civil ao poder, depois de 20 anos de Ditadura Militar?

5. Que roteiros da Constituição de 1988 restabeleceram a democracia no Brasil?

6. O Partido dos Trabalhadores (PT) estreou um roteiro inédito na História do Brasil, lançando um operário , o metalúrgico Luiz Inácio da Silva, o "Lula", para disputar as eleições presidenciais em 1989. Que trecho do comentário de Eduardo Bueno nos revela esse episódio histórico?

7. Como os historiadores explicam o fato de o elenco eleitoral brasileiro ter atribuído a Fernando Collor  a imagem de "salvador da pátria"?

8. como a revista Veja, de agosto de 1992, refere-se à manifestação popular contra Collor de Mello?

9. Que roteiros poderíamos destacar na curta gestão de Itamar Franco à frente da Presidência da Republica e que reprise viveu o Brasil nesse período?

10. Que roteiros Fernando Henrique Cardoso sabia serem prioritários quando assumiu a Presidência?

11. O Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu o roteiro econômico do segundo mandato de Fernando Henrique . Como Eduardo Galeano justifica a interferência desse organismo internacional na politica interna de um país como o nosso?

12. Dalmo de Abreu Dallari cometa que a sociedade brasileira do século XXI se divide em dois roteiros opostos. Que roteiros seriam esses e quais suas filosofias?



Copie, cole e responda no caderno. para o dia 14/11/12

As provas estão chegando!



domingo, 4 de novembro de 2012

SEGUNDO REINADO / EPISÓDIO 16/ 8º ANO

1. Que os brasileiros, desde os primeiros movimentos populares de luta pela independência, preferem a República como forma de governo, todo mundo sabia. A maneira como o regime republicano seria implantado no País é que dividia a preferencia dos republicanos. Que formas seriam essas?

2. Mas nem só na forma estavam divididos os defensores do regime republicano, discordavam também nas linhas de pensamento. Quantas linhas de pensamento. Quantas linhas de pensamento dividiam os republicanos?

3. Embora protagonistas da mesma classe social , a aristocracia rural, e da mesma filosofia política, o regime monarquista e escravagista, os cafeicultores terminaram se dividindo em dois elencos distintos. Que elencos seriam esses e quais pontos de vista defendiam?

4. O Parlamento tornou-se mais um cenário da luta abolicionista, aprovando leis que se propunham a libertar os escravos num processo progressivo. Que leis seriam essas e que benefícios trouxeram para os escravos?


SEGUNDO REINADO / EPISÓDIO 15/ 8º ANO

1. Por quais motivos os estudiosos sentem dificuldade para saber a verdade sobre a Guerra do Paraguai?

2. De que modo justificaríamos serem o Partido Liberal e o Conservador "farinha do mesmo saco"?


3. Que fatos provocaram a Revolução Liberal de 1842?

4. Na monarquia parlamentarista brasileira, liberais e conservadores se revezavam no poder, de acordo com o que fosse mais conveniente a D. Pedro II, controlador da máquina governamental. Que episódios e que personagens conseguiram a façanha de reunir os dois partidos?

5. Que episódios puseram fim a essa harmonia?

6. Explique a Questão Christie.

7.O cenário político uruguaio, a exemplo do brasileiro, era dominado por apenas dois partidos - o Blanco e o Colorado. Por que o governo do Brasil apoiava o Colorado?

8. E quais motivos tinha o Paraguai para enfrentar brasileiros e argentinos pela hegemonia da região platina?

9. Que cenário Solano López encontrou ao assumir o Paraguai e que roteiros tinham levado o país a essa situação?

10. Que tipo de aliança foi formada entre países, na América, que reprisava roteiro protagonizado na Europa e com que objetivos?

11. Que episódios o historiador Rubim Santos Leão de Aquino destaca na Guerra do Paraguai e por quê?

12. Que saldos a História registra da campanha paraguaia e quais repercussões tiveram esses roteiros no Brasil pós-guerra?

Imprima e responda no caderno!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AULA EXTRA CLASSE!


















APÓS AS TAREFAS... A FARRA!