sábado, 7 de abril de 2012

RESPOSTAS DA ATIVIDADE INDEPENDÊNCIA NORTE AMERICANA 8º ANO

1. A populaçãodas colônias alimentava o sonho de se libertar do domínio inglês, já que havia fugido da Europa por causa das perseguições políticas e religiosas e chegando à América com o pensamento de organizar uma sociedade em que pudesse trabalhar e viver com liberdade.
2. No Norte, de clima temperado, parecido com o inglês, desenvolveu-se a policultura, baseada na propriedade familiar e no trabalho livre, as atividades manufatureiras e o comércio marítimo. No Sul, de clima subtropical, desenvolveu-se a agricultura de produtos tropicais, voltada, em sua grande maioria , para exportação. Os colonos se estabeleceram em grandes propriedades e sobre o trabalho escravo.


3.Porque a produção manufatureira inglesa ultrapassou a necessidade de consumo do mercado interno e, por consequência, precisava ampliar seu raio de ação. A Inglaterra, então, mandou fechar as manufaturas coloniais para obrigar os americanos a comprarem os produtos de suas indústrias.
 

4. A vitória na guerra gerou lucro na posse de terras, mas também sérios prejuízos financeiros, em consequência dos seus altos custos. Por essa razão, a Inglaterra esqueceu a valiosa contribuição das colônias e crou novos e pesados impostos para cobrir os prejuízos da guerra.

5. Pela Lei do selo, todos os impressos, fossem documentos, livros, jornais e até mesmo baralhos, teriam de exigir um selo, que garantia à metrópole controle e arrecadação. Os colonos se recusaram a cumprir esse absurdo com tanta resistência que os ingleses terminaram abolindo essa lei.

6. Estavam nesse congresso os principais representantes coloniais, os quais tomaram dois passos decisivos para a separação da Inglaterra: nomearam o fazendeiro  George Washington comandante do exército colonial e escolheram o intelectual Thomas Jefferson para redigir a sua Declaração de Independência.

7. 1. Procurava atender aos interesses econômicos das colônias; 2. Embora defendesse a liberdade individual e os direitos fundamentais do homem, deixava de fora a libertação dos escravos, que se opunha aos interesses das poderosas colônias sulistas.

8. Enquanto os republicanos, liderados por  Thomas Jefferson, defendiam maior autonomia para os estados, os federalistas de George Washingtondesejavam um governo central forte.A Constituição dos Estados Unidos da América, a carta de governo mais antiga do mundo, tentou harmonizar as duas propostas, embora só tivesse sido aceita nos treze estados anos depois de sua promulgação.

9. o Poder Executivo ficou com um representante leito para mandato de quatro anos; o Legislativo ficou com a Câmara dos Deputados e o Senado, com representantes eleitos pelo povo; e o Judiciário ficou com a Suprema Corte, encarregada de sustentar a harmonia entre os poderes e os estados.

10. O livro A Cabana do Pai Tomás tornou-se um best-seller, vendendo mais de 300 mil exemplares e chegando a despertar a indignação popular contra a escravidão e o fervor pela luta abolicionista.