domingo, 27 de maio de 2012

SÃO JOÃO


VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS




A palavra transitivo vem do latim transitivus ¬ transitare, que quer dizer passar, decorrer.
Veja a palavra trânsito tem a mesma origem e quer dizer passagem, circulação de veículos, entre outros significados.

Tendo isso em vista, os verbos classificam-se em transitivos eintransitivos.

Mas, o que é um verbo transitivo?

Relacionando-o ao significado da palavra transitivo, é o que precisa de um complemento para que a ação que expressa tenha sentido, isto é, para que a frase tenha sentido, o significado do verbo transita para um complemento. Dito gramaticalmente, o verbo precisa de um complemento.

Exemplos:
Comprei tomates.
Não gosto de maçãs verdes.
Ela deu o presente à sua mãe.

Os verbos transitivos podem ser:

1) Transitivos diretos: Marta vendeu seu apartamento.(Marta vendeu o quê? = seu apartamento)O significado do verbo vender se completa com um termo a ele ligado diretamente, isto é, sem auxílio preposição.
Este complemento se chama objeto direto.

2) Transitivos indiretosCreio em Deus.(Creio em quem?=em Deus)
O significado do verbo crer se completa com um termo a ele ligado indiretamente, isto é, com auxílio de preposição.
Este complemento se chama objeto indireto.
3) Transitivos diretos e indiretosAconselho meus alunos a lerem todos os dias.(Aconselho quem? a quê? = meus alunos a lerem todos os dias)
O verbo aconselhar necessita de dois termos para completar seu sentido: um ligado a ele sem preposição, e outro, com preposição.
Neste caso, temos um objeto direto e um objeto indireto.
E o que é um verbo intransitivo?

É o que já tem sentido completo, que não precisa de complemento. O prefixo in indica negação. Intransitivo = não-transitivo, o seu significado não precisa transitar para um complemento.
A criança dormiu.(O verbo dormir não precisa nem de objeto direto nem de objeto indireto).
 

Revolução Francesa /Parte II



1.    A  Assembléia Nacional, reunida em Paris, decretou a Constituição Civil do Clero. O que decretava essa Constituição e como ficou dividido o clero com relação à sua decisão?

2.    Dos grupos que disputavam a liderança da Convenção Nacional – girondinos, planície e jacobinos, - qual (is) se identificava (m) com a maioria da população? Por quê?

3.    Que tipo de iniciativa tomaram os jacobinos e que consequências sofreram por causa dela?

4.    Os jacobinos foram destituídos do poder, mas não se conformaram com a situação. Que conspiração levaram a termo, sob a liderança de Graco Babeuf, e que objetivos queriam alcançar e que resultado conseguiram?

5.    Bem, a Revolução Francesa terminou triunfando e derrubando, definitivamente, a nobreza e consolidando a burguesia como a nova força política da França. Mas e a população francesa, que privilégio(s) alcançou com a vitória revolucionária?

Revolução Francesa/Parte I



1.    Que razão (ões) Eric Hobsbawm apresenta para justificar sua afirmação de que a Revolução Francesa foi muito mais fundamental e suas conseqüências mais profundas que outros fenômenos contemporâneos?

2.    Trace o perfil de cada um dos três Estados em que estava dividida a sociedade francesa do século XVIII.

3.    Como pudemos ver, o Terceiro Estado sustentava os outros dois, com impostos, taxas e obrigações. Que taxas os camponeses, considerados trabalhadores livres, eram obrigados a pagar?

4.    Que fator (es) foi (ram) de vital importância para dentonar a Revolução e de que natureza poderia(m) ser considerado(s)?

5.    Qual foi a exigência do Terceiro Estado quando da reunião do Parlamento e qual o motivo dessa exigência?

6.    Qual foi a reação popular à iniciativa do rei, que reuniu tropas para dissolver a revolução do povo, que histórica vitória alcançou e que repercussão teve esse triunfo?