domingo, 27 de maio de 2012
VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS
A palavra transitivo vem do latim transitivus ¬ transitare, que quer dizer passar, decorrer.
Veja a palavra trânsito tem a mesma origem e quer dizer passagem, circulação de veículos, entre outros significados.
Tendo isso em vista, os verbos classificam-se em transitivos eintransitivos.
Mas, o que é um verbo transitivo?
Relacionando-o ao significado da palavra transitivo, é o que precisa de um complemento para que a ação que expressa tenha sentido, isto é, para que a frase tenha sentido, o significado do verbo transita para um complemento. Dito gramaticalmente, o verbo precisa de um complemento.
Exemplos:
Comprei tomates.
Não gosto de maçãs verdes.
Ela deu o presente à sua mãe.
Os verbos transitivos podem ser:
1) Transitivos diretos: Marta vendeu seu apartamento.(Marta vendeu o quê? = seu apartamento)O significado do verbo vender se completa com um termo a ele ligado diretamente, isto é, sem auxílio preposição.
Este complemento se chama objeto direto.
2) Transitivos indiretos: Creio em Deus.(Creio em quem?=em Deus)
O significado do verbo crer se completa com um termo a ele ligado indiretamente, isto é, com auxílio de preposição.
Este complemento se chama objeto indireto.
3) Transitivos diretos e indiretos: Aconselho meus alunos a lerem todos os dias.(Aconselho quem? a quê? = meus alunos a lerem todos os dias)
O verbo aconselhar necessita de dois termos para completar seu sentido: um ligado a ele sem preposição, e outro, com preposição.
Neste caso, temos um objeto direto e um objeto indireto.
E o que é um verbo intransitivo?
É o que já tem sentido completo, que não precisa de complemento. O prefixo in indica negação. Intransitivo = não-transitivo, o seu significado não precisa transitar para um complemento.
A criança dormiu.(O verbo dormir não precisa nem de objeto direto nem de objeto indireto).
Revolução Francesa /Parte II
1.
A Assembléia Nacional, reunida em Paris,
decretou a Constituição Civil do Clero. O que decretava essa Constituição e
como ficou dividido o clero com relação à sua decisão?
2.
Dos
grupos que disputavam a liderança da Convenção Nacional – girondinos, planície
e jacobinos, - qual (is) se identificava (m) com a maioria da população? Por
quê?
3.
Que
tipo de iniciativa tomaram os jacobinos e que consequências sofreram por causa
dela?
4.
Os
jacobinos foram destituídos do poder, mas não se conformaram com a situação.
Que conspiração levaram a termo, sob a liderança de Graco Babeuf, e que
objetivos queriam alcançar e que resultado conseguiram?
5.
Bem,
a Revolução Francesa terminou triunfando e derrubando, definitivamente, a
nobreza e consolidando a burguesia como a nova força política da França. Mas e
a população francesa, que privilégio(s) alcançou com a vitória revolucionária?
Revolução Francesa/Parte I
1.
Que
razão (ões) Eric Hobsbawm apresenta para justificar sua afirmação de que a
Revolução Francesa foi muito mais fundamental e suas conseqüências mais
profundas que outros fenômenos contemporâneos?
2.
Trace
o perfil de cada um dos três Estados em que estava dividida a sociedade
francesa do século XVIII.
3.
Como
pudemos ver, o Terceiro Estado sustentava os outros dois, com impostos, taxas e
obrigações. Que taxas os camponeses, considerados trabalhadores livres, eram
obrigados a pagar?
4.
Que
fator (es) foi (ram) de vital importância para dentonar a Revolução e de que
natureza poderia(m) ser considerado(s)?
5.
Qual
foi a exigência do Terceiro Estado quando da reunião do Parlamento e qual o
motivo dessa exigência?
6.
Qual
foi a reação popular à iniciativa do rei, que reuniu tropas para dissolver a
revolução do povo, que histórica vitória alcançou e que repercussão teve esse
triunfo?
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