sexta-feira, 29 de julho de 2011

SUBSTANTIVO / REVISÃO 6º ANO


 



Substantivo

Questão 01 - Substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral. Assinale a alternativa que apresenta um substantivo que seja simples, concreto e comum:

a) Jovens
b) Desejo
c) Dia-a-dia
d) Brasil

Questão 02 - Morfologia é a parte responsável pelo estudo das classes de palavras. Observe o trecho abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

“A população brasileira precisa conhecer a complexidade da subalimentação e a necessidade humana de alimentos e combater a fome sob todos os ângulos. Ao mesmo tempo, deve estar atenta para que o programa “Fome Zero” não se transforme em uma solução simplista e paternalista.”

a) As palavras população e necessidade estão empregadas como substantivos.
b) As palavras programa e solução são adjetivos derivados.
c) As palavras precisa e necessidade são verbos.
d) No trecho o “a” apareceu quatro vezes empregado como preposição

Questão 03 - Sabemos que substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral e que podem ser classificados em comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras do trecho abaixo:

Se as galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se espremeram, haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”

a) As palavras “jóias” e “baixelas” são substantivos simples e derivados.
b) As palavras “derretidos” e “falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “injustiça” e “crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
d) As palavras “sangue” e “fé” são substantivos comuns e concretos.

Questão 04- Assinale a alternativa que apresenta um substantivo comum, simples e abstrato:

a) Angústia
b) Jovens
c) Vestibulares
d) Inscrições

Questão 05 - Vimos que morfologia é a parte da gramática responsável por estudar a divisão das palavras em classes. Observe o trecho abaixo e assinale a alternativa que está CORRETA quanto à classificação das palavras:
“Pela primeira vez estamos tomando como base a riqueza e a potencialidade da floresta para escolher as áreas a ser preservadas"

a) As palavras “riqueza” e “potencialidade” são substantivos.
b) A palavra “primeira” é um numeral cardinal.
c) As palavras “floresta” e “preservadas” são adjetivos.
d) Nas expressões “a riquezae “as áreas”, as palavras destacadas são artigos indefinidos.

Questão 06 - Observe o trecho e assinale a alternativa que analisa morfologicamente as palavras destacadas:

Nossa idéia é garantir a preservação sem fechar as portas para o desenvolvimento da região.” A idéia é correta. Afinal, temos um só planeta. É o que deixaremos para nossos filhos e netos..

a) Os substantivos: “idéia” e “preservação” são simples e abstratos.
b) Os substantivos: “portas”, desenvolvimento” e “região” são substantivos coletivos.
c) Na expressão: Afinal, temos um só planeta”, a palavra “um” está empregada como um artigo indefinido.

Questão 07 - Sabemos que substantivo é a palavra que nomeia os seres em geral e que podem ser classificados em comum ou próprio, concreto ou abstrato, primitivo ou derivado, simples ou composto. Assinale a alternativa que identifica e classifica CORRETAMENTE algumas palavras do trecho abaixo:

Se as galas, as jóias e as baixelas, ou no Reino, ou fora dele, foram adquiridas com tanta injustiça ou crueldade, que o ouro e a prata derretidos, e as sedas se se espremeram, haviam de verter sangue, como se há de ver a fé nessa falsa riqueza?”

a) As palavras “injustiça” e “crueldade” são substantivos abstratos e derivados.
b) As palavras “derretidos” e “falsas” são substantivos comuns e abstratos.
c) As palavras “jóias” e “baixelas” são substantivos simples e derivados.
d) As palavras “sangue” e “fé” são substantivos comuns e concretos.

Questão 08- Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA classificação dos substantivos.

a) As palavras “luz” e “sombra” são substantivos concretos e comuns.
b) A palavra “Deus” é um substantivo próprio e abstrato.
c) As palavras “paz” e “noite” são substantivos abstratos e simples.
d) As palavras “sermões” e “palavras” são substantivos comuns e derivados.

Questão 09- Tanto na comunicação escrita quanto na falada, utilizamos palavras. Estas são organizadas, formando frases, orações, períodos e textos. De acordo com seu emprego, elas podem receber diferentes classificações. Assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE as palavras grifadas:

a) No período: “Medrosos das guerras que os fortes acendem” – as palavras grifadas são respectivamente: adjetivo, substantivo, artigo, adjetivo, verbo.
b) Na frase: “São muitos seus filhos, nos ventos fortes” – a palavra grifada é adjetivo.
c) No período: “As armas quebrando, lançando-as ao rio” – as palavras grifadas são artigos indefinidos.
d) No verso: “São rudos, severos, sedentos de glória” – as palavras grifadas são adjetivos.

Questão 10-O substantivo varia em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) grau (aumentativo e diminutivo). De acordo com o que você estudou assinale a alternativa correta referente ao plural dos substantivos: pão-de-ló, couve-flor e sextafeira.

a) pães-de-ló, couves-flores, sextas-feiras.
b) Pães-de-lós, couves-flor, sexta-feiras.
c) Pães-de-lós, couve-flores. sexta-feiras.
d) Pães-de-ló, couves-flor, sextas-feira.

Questão 11- Assinale a alternativa em que o termo em destaque desempenha a função de um substantivo:
a) O coitado está se queixando da esposa com toda razão.
b) É uma palavra difícil.
c) Numa disputa, se aceita até boas brincadeiras.
d) Este envelope está sujo.

Questão 12- Os femininos de monge, papa, duque e profeta são:
a)monja, papisa, duqueza, profetisa.
b)freira, papiza duqueza, profetisa.
c)monja, papiza, duquesa, profetiza.
d)monja, papisa, duquesa, profetisa.
Questão 13- Assinale a única opção em que o plural dos substantivos termina em “ões”:
a)balão, irmão, tubarão.
b)eleição, canção, opinião.
c)confissão, nação, cristão.
d) limão, cidadão, pagão.









Você é capaz de realizar um excelente trabalho. Fique atento (a) aos pequenos detalhes, releia a atividade quantas vezes forem necessárias.
Beijos carinhosos, Professora Nadja

GABARITO / RENASCIMENTO 7º ANO


Questão 01 -
1. (C)
2. (E)
3. (E)
4. (E)
Questão 02 -
1. (C)
2. (C)
3. (E)
4. (C)
Questão 03 -.
a) V – F – V – F
b) F – F – V – V
c) V – V – F – V
d) F – V – V – F
Questão 04 -
a) (X)

Questão 05 -
1. ( E )
2. ( C)
3. (E )
4. ( C)
Questão 06 –
1. ( E )
2. ( C )
3. ( E )
4. ( E )
QUESTÃO 07 -
01 ( C)
02 ( C)
03 ( E )
04 ( C

QUESTÃO 08
01 ( C
02 ( C
03 ( C )
04 ( C )
QUESTÃO 09 –
b- ( X ) Músico.
QUESTÃO 10 –
c- ( X ) Mona Lisa e A Virgem dos Rochedos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

BULLYING/8º ANO


Amanda
O bullying é um ato,
covarde,isso tem que
acabar ñ importa
 o lugar o bullying esta lá .
O bullying é cometido
por corvade ,q ñ tem
o q fazer e só sabe ofender.
A internet é o portal,q
o covarde pode usar,
pra assustar as crianças
q nela acessar.
A familia é importante
sempre tem q analisar
a criança tão indefesa
q pode se traumatizar.
Mateus
Bullying é muito feio
e é um tipo de agressão
vamos parar com isso
para ñ ter confusão.
Na internet ,na escola
esta em todos lugares
esse ato covarde
um dia tem q parar.
As pessoas q cometem esse ato
um dia vai pagar
q acontece com os pequenos
q querem se matar.
Isolados pelos cantos
sem ,sem atenção
tudo isso por causa do bullying
quem faz isso ñ tem coração.
Psicologico ou fisico
ele tem varios temas
o bullying hj em dia
é praticado sem pena.
Eduarda
Bullying é covardia
bullying ñ cola
isso é violência
q acontece na escola.
Vou mandar a real
bullying ñ é fantasia
acontece com todos
e ñ traz alegria.
É vergonhoso,
ñ tem tratamento
para mim,bullying
é uma perda de tempo.
Na internet tbm rola
a mesma volência
q acontece na escola
de um modo q acham legal
o jeito virtual.
Renan
Um menino na escola
vivia apanhando
quando ia para casa
ficava chorando
Quando a mãe perguntava
ele ñ dizia nada
quando a mãe veio saber
jogaram ele da escada
O bullying é errado e ñ va praticar
pq se vc pratica
a policia pode te pegar.

terça-feira, 19 de julho de 2011

EXERCÍCIOS DE ATUALIZAÇÃO/ 6º ANO

Perdido no Ciberespaço

Ei, você que está lendo esta página,
digo, este monitor.
Você do outro lado da tela do computador.
Eu preciso de sua ajuda!
Pode ficar tranqüilo,
não sou nenhum marginal,
sou um escritor perdido,
um cara quase normal.
Por favor não vá embora,
por favor não clique em nada,
não mude de site agora,
leia a história até o final.
Veja o meu drama, amigo, ou amiga:
estou perdido na Internet,
fui fisgado pela rede,
não encontro a saída.
Maldita hora em que inventei
de navegar por esses lados.
Qualquer coisa deu errado,
de uma hora pra outra tudo ficou escuro,
tudo ficou estranho,
já não sei meu paradeiro!
Abre-te, página! Abre-te, Sésamo!
Valha-me, São Longuinho!
Eu já dei meus três pulinhos,
mas não consigo me achar!
Não fique me olhando de lado,
com cara desconfiada,
pensando “que cara maluco!”.
Tente me ajudar, tente me explicar.
Que lugar é este aqui?
E quando eu digo AQUI,
AQUI é onde?
Atrás da tela, dentro dela?
Em cima, embaixo, perto ou longe?
Pense bem, você aí.
Se estou perto, como é que você não me vê?
Se estou longe, como é que você responde?
(...)
(Cunha, Leo. Perdido no ciberespaço. São Paulo:
Larousse do Brasil, 2007.)
ANALISANDO

QUESTÃO 1
O escritor tenta evitar que o leitor se assuste diante da estranha situação de estar perdido na Internet.
Transcreva do texto dois versos que demonstrem essa tentativa do escritor.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
Transcreva do texto frases que expressem
a) ordem:
____________________________________________________________________________
b) pedido:
____________________________________________________________________________
QUESTÃO 3
Leia: “sou um escritor perdido, “[...]
a) Retire do trecho em destaque um exemplo de substantivo. ________________________
b) Transcreva o adjetivo usado para caracterizar o personagem? ______________________
c) No trecho foi usado o artigo indefinido um. Por quê?______________________________________
_________________________________________________________________________________


Texto 2

Vício em games aumenta problemas pessoais, diz estudo
Aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes americanos estão viciados em videogames e por esse motivo enfrentam problemas em suas vidas escolares e pessoais, descobriu um estudo recente.
O estudo é resultado de uma pesquisa com 1.100 jovens entre 8 e 18 anos e revelou que os viciados em videogames recebem notas mais baixas na escola e estão mais predispostos a serem diagnosticados com problemas de déficit de atenção.
Quase 25% dos entrevistados se assumiram viciados em jogos, enquanto 44% disseram ter amigos que o são.
Quanto ao tempo médio em frente ao videogame, crianças entre 8 e 12 anos jogam cerca de 13 horas semanais, enquanto adolescentes dos 13 aos 18 anos jogam aproximadamente 14 horas. O público masculino é mais assíduo, chegando a jogar duas vezes mais que o público feminino. Embora muitas análises sejam negativas, algumas investigações contam a favor dos videogames. Estudos recentes apontam para a aplicação de jogos no estímulo da memória, principalmente entre o público idoso, e outras pesquisas somam pontos quanto ao benefício dos jogos, como, por exemplo, a que descobriu que o desempenho dos cirurgiões jogadores era melhor que o de doutores que não jogavam videogames.


QUESTÃO 4
O texto 2 apresenta prejuízos e benefícios dos jogos eletrônicos.
Cite um prejuízo e um benefício do vício de jogar, segundo o texto.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

QUESTÃO 5
Leia: “Aproximadamente 10% de todas as crianças e adolescentes americanos estão viciados em
videogames[...]”
A palavra sublinhada pertence à classe gramatical substantivo ou adjetivo ? Explique.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
Leia: Muitas análises são negativas,/ MAS algumas investigações contam a favor dos
videogames
Explique o uso do mas.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

Texto 3
Seus filhos estão viciados em Internet?
Evite que seus filhos passem tempo demais na rede
Manter um equilíbrio saudável entre as atividades na vida de seus filhos sempre foi um desafio para os pais. A Internet tornou esse desafio ainda mais difícil. Algumas crianças se envolvem tão profundamente na comunicação pela Internet e nos jogos interativos que muitas perdem a noção do tempo. Estas são algumas maneiras de ajudar seus filhos a estabelecer um equilíbrio saudável entre o uso da Internet e outras atividades.
Dicas para equilibrar o tempo na Internet e fora dela
■Verifique se há sintomas de dependência. Pergunte-se se o uso da Internet por seus filhos afeta seu desempenho escolar, saúde e relacionamentos com familiares e amigos. Determine quanto tempo seus filhos passam conectados.
■Obtenha ajuda. Se há sinais evidentes de que seu filho está viciado na Internet, procure orientação profissional. O uso compulsivo da Internet pode ser um sintoma de outros problemas, como depressão, raiva e baixa auto-estima.
■Ajude seus filhos a fazer amigos fora da Internet. Incentive atividades que aproximem seus filhos de outras crianças com interesses semelhantes.
■Sugira alternativas. Se seus filhos parecem se interessar somente por videogames, experimente uma versão não eletrônica de um de seus jogos favoritos.

(Adaptado de www.microsoft.com/brasil)
 QUESTÃO 7
Na primeira dica oferecida pelo texto 3, são empregadas as formas “seus” e “seu”.
Indique a quem ou a que cada uma dessas palavras se refere.
a) A palavra “seus” se refere a ___________________.
b) A palavra “seu” se refere a ____________________________________________________.
QUESTÃO 8
Leia: “O uso da Internet por seus filhos afeta seu desempenho escolar.”
Reescreva esta frase flexionando o verbo de acordo com as indicações a seguir.
a) futuro: ___________________________________________________________________
b) passado: _________________________________________________________________
QUESTÃO 9
Leia:”Eu já dei três pulinhos.”
Reescreva esta frase substituindo o pronome e flexionando o verbo de acordo com as indicações a
seguir. ( 12/_____)
a) 3ª pessoa do feminino singular: ___________________________________________________
b) 3ª pessoa do plural masculino: ____________________________________________________
c) 1ª pessoa do plural: _____________________________________________________________

QUESTÃO 10
Assinale a frase onde o verbo haver foi substituído corretamente pelo verbo existir. ( 06/____)
Leia: “Verifique se há sintomas de dependência.”
( ) Verifique se existem sintomas de dependência.
( ) Verifique se existe sintomas de dependência.

Você é capaz de realizar um excelente trabalho.Fique atento(a) aos pequenos detalhes, releia explicações e
anotações presentes em seu caderno, pesquise nas páginas de seu livro Português.
Beijos carinhosos, professora Nadja


6º ano /SUBSTANTIVOS (CLASSIFICAÇÃO E FORMAÇÃO)

  1. Leia.
“As crianças corriam velozmente por aquela imensa floresta, onde o cantar dos pássaros e o rugir dos outros seres as tornavam temerosas”.
(...)

a)      Quais os substantivos presentes no texto lido acima?

b)      No texto há algumas palavras substantivadas. Quais são elas?

c)      Que característica é dada ao substantivo “floresta”?

d)     Como as crianças ficaram na floresta imensa?

e) A que classe gramatical pertence a palavra “temerosas”?.
 
2. Leia. 
 
“(...) O noivo viera só. Era um moço baixo, quieto, de grossos bigodes negros e olhos mansos. Os pais tinham nascido na Ilha dos Açores e possuíam nos arredores de Porto Alegre uma quinta onde cultivavam parreiras e hortaliças.”

a)      Transcreva do 1º período um substantivo comum.

b)      No 3º período há dois substantivos próprios. Quais são eles?

c)      As palavras GROSSOS, NEGROS e MANSOS estão caracterizando alguns substantivos. Informe quais são esses substantivos.
 
 3. Leia
“Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel”

Transcreva do 4º verso um substantivo composto.

  1.   Texto:
Ventania
(Cecília Meireles)

Aqui a ventania não dorme,
Com suas mãos crepitantes,
Seus guizos,
Seus adereços de campainha eólias.
Dia e noite vagueia pelos parques e pelas ruas,
A ventania
Sacode as alvas roupas que os lavadeiros estendem,
Inclina as flores,
Levantas folhas secas
Alise a poeira amarela
Açula gatos e cães (...)

a)      De que o autor fala no texto?

b)      Observe que no texto há algumas palavras em destaque. Pesquise o significado no dicionário de cada uma delas.

c)      Os termos “crepitantes, eólias e alvas” pertencem a qual classe de palavras? Assinale a alternativa correta.

(   ) substantivos
(   ) adjetivos
(   ) verbos

d)     Transcreva três palavras que indicam ação no texto.

e)      De qual substantivo a palavra VENTANIA é derivada?

  1.    Leia.
Voo

Alheias e nossas
As palavras voam.
Bando de borboletas multicolores,
As palavras voam.
Bando azul de andorinhas,
Bando de gaivotas brancas,
As palavras voam.

(Cecília Meireles)

a)      Retire o substantivo coletivo presente na estrofe acima.

b)      Os substantivos “palavras, borboletas, andorinhas e gaivotas” classificam-se em:
(   ) comum
(   ) próprio

c)      Quais os substantivos que estão sendo caracterizados pelas palavras “multicolores, azul e brancas”?