quinta-feira, 1 de março de 2012

GRAMÁTICA 8º ANO


Educandário Novos Rumos
Aluno(a) _____________________________________________
 Data:      _____/____/_____    Série: ___Disciplina: ____________
Professora: Nadja Docio                   I Unidade
Período Simples 

Meninos carvoeiros 

Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
— Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.

Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.

— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles . . .
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!

—Eh, carvoero!
Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados.

(BANDEIRA,Manuel. In: Manuel Bandeira - Poesia Completa e prosa. 4. ed. Rio de Janeiro,Nova Aguilar,1985.p. 192.)
A propósito do texto

1. Quantas orações temos na primeira estrofe?

2. Identifique o sujeito de cada oração da primeira estrofe e apponte os respectivos núcleos significativos.

3. "Cada um leva seis sacos de carvão de lenha." qual o sujeito da oração acima? Classifique-o.

4. "Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado, encarapitados nas alimárias, apostando corrida..." temos, na frase acima, dois verbos na terceira pessoa do plural; podemos classificar os sujeitos como indeterminados? Justifique a resposta.

5. Destaque do texto uma farse nominal.

6.  Você percebeu que o texto é escrito em terceira pessoa. Há apenas um verso que destoa, apresentando os verbos em outra pessoa. Destaque esse verso e justifique a mudança de tratamento.

7. No texto encontramos duas grafias para uma mesma palavra. qual é ela? Justifique o emprego das duas formas.






 

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